Pular para o conteúdo principal

Paciente com depressão tem risco maior de sofrer um infarto ou AVC

Transtorno é mais comum em mulheres e pode oferecer riscos ao coração.


A depressão é um problema mais comum em mulheres e, se não tratada, pode aumentar o risco de complicações para o coração, como infarto ou AVC, como explicaram o psiquiatra Daniel Barros e o cardiologista Roberto Kalil no Bem Estar desta terça-feira (13).
Isso acontece porque o paciente com depressão tem um desgaste de todo o organismo e tem reações inflamatórias por causa do aumento dos níveis de cortisol, hormônio do estresse.
Por causa dessa inflamação, os vasos sanguíneos sofrem uma lesão e há uma formação de placa, o que pode contribuir para o infarto ou AVC - por isso, a depressão deve ser tratada como um fator de risco para doenças coronárias. Estudos mostram ainda que o transtorno pode reduzir também o calibre dos vasos sanguíneos e causar hipertensão e, em alguns casos, trombose.
Fora isso, outros fatores associados, como ansiedade e estresse, aumentam a produção de substâncias inflamatórias relacionadas a aterosclerose. De acordo com os médicos, vale ressaltar que as pessoas com depressão costumam beber mais, fumar, usar drogas, além de serem sedentárias, hábitos que também contribuem para os males do coração.
Para diagnosticar a depressão, é importante saber os sintomas. De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, uma tristeza que não passa, insônia e falta de apetite são os sinais de alerta mais comuns e, ao primeiro indício de um deles, é importante procurar um médico.

Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)
Se o transtorno não for tratado e evoluir para um AVC, por exemplo, a identificação dos sintomas também é importante.
Nas mulheres, pode ocorrer enxaqueca, dor no pescoço, tontura e formigamento de um dos lados do corpo – o risco é maior em quem usa anticoncepcional, tem excesso de peso, tem hipertensão arterial, fuma ou teve gravidez de parto normal, como alertou o cardiologista Roberto Kalil.
Outro teste fácil para reconhecer a pessoa está sofrendo um AVC é pedir para ela sorrir – se um lado ficar um pouco torto, é sinal de problema . Depois, é só pedir para ela levantar os braços por 10 segundos – se um começar a cair, significa que um dos lados está mais fraco e isso também é um sinal de alerta.
Por último, a dica é pedir para a pessoa repetir uma frase simples, como “o dia está lindo lá fora” – se ela não conseguir, leve-a imediatamente ao hospital .
No caso de infarto, os sintomas mais comuns são cansaço na mandíbula, falta de ar, indigestão, náuseas e vômito, dor nas costas e uma pressão na barriga que pode ser confundida com dor de estômago. Entre os fatores, além da depressão, que podem aumentar o risco, estão a genética, obesidade, colesterol alto, diabetes, tabagismo, estresse e também a menopausa, por causa do desequilíbrio hormonal.
Arte Infarto Bem Estar (Foto: Arte/G1)

Gostaram da Dica!!?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 sinais de que ele gostou de você na cama

Esta é a sua chance! É algo que toda garota já se perguntou: Eu sou boa na cama? Claro, como beijar, muito disso pode ter a ver com a compatibilidade, o que poderia ser quente para um cara poderia ser apenas fraco e sem graça para outro. Mas não importa quais são as preferências do cara, aqui estão os 7 sinais para saber se você está detonando o seu companheiro:   Dieta 17 dias! 1. Ele aperta as mãos e os pés Um sinal físico que um indivíduo está em completo êxtase é se ele está apertando suas mãos e pés. Quando você vê o cara fazer isso, tome isso como um sinal de que ele está segurando sua preciosa vida, certificando-se de que o enlace não termine prematuramente. Afinal, o que você está fazendo com ele no momento pode ser bom demais. 2. Ele Quer De Novo, Imediatamente Quando você realmente o enlouquece, ele não será capaz de se cansar o suficiente. Só de pensar sobre o sexo que vocês tiveram será tão excitante que ele vai querer fazer de novo. Então, se ele pare...

Mulheres se sentem mais atraídas pelo papo e homens pela aparência

Médicos explicam o que tem mais poder de sedução em ambos os sexos. No Dia dos Namorados, Bem Estar mostra como paixão mexe com o corpo. Além de buscarem características diferentes no sexo oposto, homens e mulheres também se sentem atraídos por diferentes fatores – os homens são mais visuais e se atraem mais por imagens e aparências, enquanto as mulheres gostam mais de sons e, por isso, se atraem por um bom papo, como explicaram o endocrinologista  Alfredo Halpern  e o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto no Bem Estar desta quarta-feira (12). Se apaixonados, tanto homens como mulheres têm uma substância liberada no cérebro chamada dopamina, um hormônio que ativa o “centro de prazer” e traz a mesma sensação de comer um chocolate, por exemplo. Segundo o neurologista Tarso Adoni, a paixão pode dar sintomas com mais ou menos intensidade, de acordo com cada pessoa – pode dar calafrios, dor de barriga e as famosas “borboletas no estômago”. No entanto, assim como o c...

Bondage - Uma brincadeira bem excitante

Hoje vou falar sobre bondage e te introduzir nessa prática que para muitos é extremamente excitante. Vamos lá?! Bondage pode ser algo muito divertido, mas como começar, se você nunca tentou isso antes?  É fácil ficar intimidado vendo as milhares de coisas que tem pelo mundo afora. Mas, acho que você não deve se espantar logo de cara – na verdade, a melhor forma de escravidão é aquela que começa de forma lenta e passa a piorar, ou melhorar (que é o sentimento que melhor se encaixa) com o passar do tempo.  Não, você não tem que sair e comprar metros e metros de corda. Muitas empresas fazem kits bondage para novatos e, na minha opinião, eles são excelentes. Nesse kit você encontra tudo para aproveitar da melhor forma possível essa experiência, com boa qualidade.  Jogos Sexuais Jogar jogos sexuais com seu parceiro pode ser muito divertido, e não só pode levar você e seu parceiro para uma noite de paixão intensa, como também pode lhe ensin...