Muita gente leva um susto quando ouve que tem um casal na terceira idade namorando. A sociedade designa como o homem e a mulher idosos incapazes de exercerem sua sexualidade.
Com o aumento da expectativa de vida, a ampliação da saúde física e os aspectos - como a sexualidade na velhice - são essenciais para um envelhecimento saudável.
Foi feita uma pesquisa com mulheres na terceira idade e que estavam vivenciando um namoro. Para essas mulheres o namoro foi a melhor coisa da vida que lhes aconteceram e significa carinho e cuidado para com o seu parceiro.
Para os idosos , a atenção e a companhia se constituem em significados no namoro, pois , na velhice, a comunicação profunda e o cuidado de um para com o outro têm tanto valor quanto as relações intimas.
Vivenciar um namoro na terceira idade, significa ser feliz e ter mais vontade de viver, sua saúde fica muito melhor. Leia os relatos das mulheres que participaram dessa pesquisa:
“Se você tinha um ai, ai, ai, sumiu tudo, desapareceu” (M3). “Quando a gente começa a namorar as dores vão embora” (M1).
Pra mim o namoro foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida... acho que não tem coisa melhor na nossa idade. (M2)
Pra mim foi a melhor coisa da minha vida, nada até hoje me fez tão feliz quanto eu sou agora. (M1)
As participantes do estudo, nas discussões no grupo, revelaram que o namoro lhes proporcionou bem-estar geral, além de a vida ter melhorado, de os males terem ido embora, as dores sumirem, pois estavam vivendo emoções novas e prazerosas. A felicidade e o contentamento em decorrência dessa condição vivencial foram responsáveis, segundo suas afirmações, pela melhora do seu estado físico, psicológico e emocional. Isso é saúde.
Para os idosos , o namoro revela-se como um tempo de cuidado , zelo e dedicação
Cuidar do companheiro e manter uma atividade zelosa faz parte do relacionamento afetivo; é algo prazeroso para a mulher idosa; é o seu jeito de namorar.
Namorar na terceira idade envolve família, filhos,é difícil para a família perceber que o idoso, apesar do envelhecimento fisiológico, pode se manter jovem psicologicamente, expandindo vínculos, participando de grupos de convivência e mostrando-se receptivo a novos relacionamentos, uma vez que amar faz parte da vida do ser humano .
Se alguns filhos apoiam e entendem as necessidades de carinho, afeto, companheirismo dos pais, tornando-se verdadeiros amigos, outros, no entanto, manifestam sentimentos e atitudes contraditórios, tornando-se arredios, taxativos e condenando os relacionamentos afetivos dos pais.
Então vamos deixar de sermos preconceituosos e deixar todos serem felizes, afinal de contas, o Amor não tem idade! Namorar faz bem a saúde!!
Obs: Idosos também tem que usar preservativos para evitar doenças!!!!
Fonte: RBCEH - Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 51-63 - jan./jun. 2006
Comentários
Postar um comentário